quinta-feira, 3 de setembro de 2009

SOB A NÉVOA DA GUERRA - Que curriculo têm esses dois: o país e seu antigo secretário de Defesa

Por Sâmila Braga

Mcnamara, o homem de ferro, que liderou a inteligência da máquina de possibilidades e realidade de ataques da máquina bélica dos Estados Unidos contra o Vietnã e qualquer um que se opusesse ao imperialismo ianque. Ou mesmo entrasse no caminho estadosunidenses. Robert Mcnamara, um homem polêmico na sua época de Secretário da Defesa do pais do Tio Sam, que resolve, talvez por desencargo de consciência trazer à tona, alguns dados daqueles tempos.


Sob a pele já gasta de aflições infindas da guerra contra uma potência vermelha ou um pequeno país, ele não deixa de lado o ar altivo e controlador. Diz que a Guerra que viveu não teve nada de Fria, esteve bem quente, e a ponto de explodir o planeta. Sabe que qualquer declaração sua ainda tem poder. Por isso mede as palavras, conta o que convém contar, mas conta mais do que já foi dito sobre a guerra do Vietnã e da crueldade – em números – do poderio norte-americano. Assim como, quando levanta o caso do bloqueio de Cuba e do quase ataque que ocorreu à ilha de Fidel. Explica que essa é a lógica da guerra. Para ele parece ser a guerra um grande jogo lógico ao qual teve que se habituar e tirar de lá seu emprego, suas honras, famas, dores e remorsos.


Mcnamara enumera as dez lições passiveis de serem seguidas por individuo, pais ou governo em estado de guerra. Seguem:

#1#

Cause empatia no inimigo.

#2#

A racionalidade não nos salvará.

#3#

Existe algo além de si próprio.

#4#

É preciso maximizar experiência.

#5#

A proporcionalidade deve ser uma diretriz da guerra.

#6#

Obtenha dados.

#7#

A crença e a visão costumam estar erradas.

#8#

Esteja preparado para rever seu raciocínio.

#9#

Para fazer o bem talvez seja preciso fazer o mal

#10#

Nunca diga nunca.

#Lição-extra#

Não se pode mudar a natureza humana!


Se ele sabe o que diz, isso ninguém sabe. Mas uma coisa é certa. Alguém com sua experiência em trabalhar com vidas disfarçadas de dígitos sabe jogar o jogo da guerra. Na época em que comandou a segurança da maior potência mundial fez história, e é essa história que Robert Mcnamara conta em Sob a Névoa da Guerra.


Nenhum comentário:

Postar um comentário